É de se imaginar que um viajante assíduo com mais de 23 países no passaporte e até uma passagem pela Lua tenha experimentado alguns acidentes e momentos de doenças. Mas o que dizer de um histórico médico com mais de 200 problemas de saúde? Parece coisa de ficção! E é. O viajante em questão é o jornalista belga Tintim, personagem do cartunista Hergé. E a contagem, acredite, é fruto de uma pesquisa científica, publicada no periódico médico francês La Presse Médicale.
O artigo, assinado por cinco autores dos EUA, França e Reino Unido, contabilizou e analisou todos os problemas de saúde que o personagem sofreu em suas 23 aventuras, publicadas entre 1930 e 1970. Os pesquisadores classificaram ainda os episódios entre traumáticos e não traumáticos e distinguiram os intencionais (cometidos por outros) dos não intencionais.
Eles identificaram 236 eventos que causaram 244 problemas de saúde. Uma média de 8 complicações médicas por aventura! Destes, 191 foram acidentes traumáticos, dos quais 62% lesões na cabeça.
Outros percalços comuns foram os problemas para dormir, a depressão, ansiedade e o envenenamento por gás e clorofórmio. No total, Tintim perdeu a consciência 46 vezes, 29 vezes em decorrência de traumas e 17 por outros motivos.
Um terço dos eventos que levaram a um problema de saúde foram intencionais. Só tentativas de assassinato ao jovem repórter foram 55!
Apesar de tantas moléstias, o jornalista só sofreu 6 internações e 2 cirurgias. Ah, e 13 sequestros.
Os autores também perceberam que o número de problemas de saúde e de sequestros era muito maior antes de 1945, quase o dobro do período posterior. Teria alguma relação com o fim da guerra?
Além disso, os pesquisadores notaram que o personagem nunca não experimentou doenças comuns aos viajantes, como diarreia, queimaduras de sol, enjoo ou mal da altitude (e olha que ele escalou o Himalaia!)
Mas o melhor e mais inacreditável do trabalho é mesmo a conclusão: “As habilidades quase super-humanas de Tintim, um luxo lhe concedido pelo seu status ficcional, fazem dele altamente resistente ao trauma. Ele não é suscetível às doenças comumente relacionadas à viagens, mas é facilmente influenciado por seu amigo Milu, seu cão fiel.”
Não acreditou? Confira aqui o artigo original.
Ps: Não é a primeira vez que a saúde de Tintim é investigada em uma pesquisa científica. Em 2004, foi publicado um artigo sugerindo que o personagem teria deficiência hormonal provocada por inúmeros golpes na cabeça, o que explicaria a sua baixa estatura, o seu não envelhecimento e a sua falta de libido.
Reblogged this on Edna Allen and commented:
This is a very well written article. Worth sharing!